9 de setembro de 2007

É O "E" "E", SEGUNDO "E", "E", SEGUNDO "E", É O "EEEEE.."


Setembro começou, e Outubro já está bem aí. Quando se trata de Olimpíadas Savinianas, esses dois meses sempre são muito corridos. Arrecadação do dinheiro pra tentar fazer uma camisa e abertura decente, o que quase nunca acontece, correria pra pedir os ofícios, procurando os mais variados tipos de patrocínios e os descontos mais inconvenientes pra os gerentes das gráficas, além de ter que ir as reuniões semanais do conselho olímpico para ouvir as decisões ridículas e incontestáveis tomadas por eles, e ainda ter que passá-las à sua turma, que geralmente fica revoltada, outras nem ligam, e há aquelas que digam que a culpa é dos seus representantes, isso tudo em meio de um stress constante de simulados, provas e às vésperas do vestibular.

Mas toda essa confusão tinha sua recompensa, a emoção de você escutar chamar sua turma e entrar naquela quadra em meio daqueles pais, freiras, professores, ex-alunos e uma gritaria estrondosa. Chegar a final do vôlei aos sons de tambores, choros e gritos, fazendo da gente naquele ginásio verdadeiros heptacampeão lutando por seu oitavo titulo, nos refrescando e se divertindo no auditório ao assistir as mais ilarias coriografias, os maiores barracos entre atletas e juizes, as festas e cachaças nas casas de quem você geralmente só viu uma vez, que foi na fila do lanche, as correrias da quadra pra ginásio, dos bebedouros para a lanchonete, as rivalidades entre certas turmas, e o tão esperado dia, o dia da entrega do troféu pra à “Campeã Geral”, que é dado à turma que ganhou o maior número de medalhas e fez uma melhor abertura. Porém, este ano e provavelmente os próximos, não serão mais assim.

Já faz alguns anos que as poderosas chefonas do colégio, tentam acabar com essa felicidade, tudo isso que eu escrevi com tanta amor e carinho, elas resumem a “bagunça”, o que não deixa de ser, mas o que elas querem mesmo é ser “estraga-prazeres”. Elas têm amenizado a situação, cortando os privilégios dados a nós de pouco em pouco, e também é assim, que a olimpíadas, tão esperada e desejada desde o começo do ano, vai perdendo sua essência. Esse ano, elas resolveram radicalizar:

.proibiram da 6ª série até a 2ªsérie do Ensino Médio de desenvolverem o tema sempre dado pelo conselho pra apresentar na abertura

.boa parte dos jogos não vão ser mais feitos no colégio, e sim na ufpi, em meio daquela manhã e tarde de domingo fervecente dos meses do “Br.o.bró”

.fiscalização das camisas, como se fossem pra checar as malas dos tripulantes de um possível ataque terrorista

.atestados médicos, seguro de vida e autorizações de pelo menos 5 membros da família.

A qualquer modo, elas querem transformar esse evento, que deixa lembranças, saudades, carinho, amigos, e ficam pra sempre em nossas memórias como dias inesquecíveis , em um simples programa que a instituição realiza, como tradição, organizado e bem feito ao ver dos outros. Mas o que me deixa eufórico, é que essas santíssimas freiras que julgam entender tão bem os jovens, depois de 20 anos, ainda não entenderam qual é a verdadeira “tradição” das Olimpíadas Savinianas.

4 comentários:

Lucy, disse...

ai meu colégio...

eu acho que nem vou dar uma espiada esse ano,depois da reforma fiquei com um medo tão grande de entrar lá.Tá tudo tão mudado =/

Rafael Campos disse...

ah doido

juro que se eu soubesse o email delas, mandava esse texto em dois tempos

bonito o amor q vc tem pelo que isso representa

eu, q já sou velho e catéquito, bem sei o quanto a gente gosta de sentir essas lembranças depois de um tempo

mas, luta cara!!

nem q seja pra, depois que vc sair, poder dizer q nao ficou calado!

Lucy, disse...

kkkkkkkkkkkkk e tu sabia como einnn?

maria clara disse...

aaaah que saudaaade...
vou chorar.
=x


p.s.: eu tenho um emoticon da irmã graça... hauahauahauahau depois me lembra de te mostrar...

descargas mensais

cantando no chuveiro