28 de setembro de 2007

Honra: a poesia do dever

puta que pariu! porque não nasci num lugar como esse!...ô calor infernal!

As históricas e grandiosas guerras de samurais agora só nos restam em páginas velhas e filmes épicos. Os combates de hoje, perderam a essência, a força, a sede pelo sangue, a fome pela carne fresca, o barulho dos ossos estraçalhando. O dever de derrotar, aquele que considera inimigo, de forma digna e leal, acabou. Terminou uma época, onde homens lutavam por ideais, e outros pelo simples desejo insaciável de batalhar, definitivamente, não era um mundo para covardes, e sim, para os que prezavam pela sua honra, e a guerra. Essa última, era artística, sangrenta, barulhenta, e evolvente. Um local sagrado, um ritual, no qual não era todos que saiam vivos, e esses que permaneciam eternamente debaixo dessa “terra santa”, se vangloriaram por um dia poder ter vivido aqueles momentos finais. Morreram também, com a certeza de que, até o último suspiro, honraram a si mesmo, e principalmente, a sua família, mulher amada ou sua pátria. E agora, aqueles que lutaram por um ideal, estão mortos, e os poucos descendentes que restaram, estão sendo massacrados por aqueles que sugam e banalizam os princípios vitais dos homens.

Não há mais tantas guerras, se é que pode chamar de “guerra”, o massacre de forma propriamente dita que é o que acontece hoje. São desleais, injustas e desonestas, sem lideres em frente no campo de batalha, ou código de honra. Os homens não lutam mais por devoção ao seu país amado. Eles lutam pelos benefícios de que estar na guerra pode lhe fornecer, esperando pelo momento em que possam retornar. Também não lutam por seu amor eterno, primeiro, porque “amor eterno” não ta na moda, e segundo, porque o sentimento de respeitar um ao outro e os laços matriarcais, já é “coisa do passado”, coisa de família antiga, essas por sinal, não são mais tão grandes e unidas, e tão pouco, possuem para aqueles que as compõem o mesmo valor de antes.

As vezes, muitas vezes por sinal, acho que em vidas passadas (não que acredite que exista) devo ter sido um guerreiro japonês, porque tenho essas lembranças, súbitos lapsos de memórias, em que estou guerrilhando com soldados americanos, com minha espada katana!!!, sempre soube que já tive uma, sabia que não era só impressão minha. Nesses sonhos, lapsos, transes, sei lá como posso chamar, eu era sanguinário, matador profissa! e casado com uma mulher, que tem uma semelhança incrivel com a Lucy Liu, ou seja, era feliz e não sabia. Hoje, moro em Teresina, tenho medo até da Renata contando "história de terror" e a Lucy Liu ,bem... ela abandonou a pacata vida de dona de casa dos séculos passados e ta aí pelo mundo, bitch! ;'( te pego ainda ;D. Afee, quero morrer de novo, para ver se dou a sorte de antes haijaijaij.

"A honra é um velho santo que não se festeja mais."

22 de setembro de 2007

calor: energia térmica em trânsito

Quente, abafada e escaldante.”Teresina chegou numa situação insuportável de quentura”. Essa frase já se tornou um clichê. Todo ano, nós, habitantes dessa “pacata” cidade, a partir do mês de setembro, que dizer, de agosto mesmo, começamos a perceber uma diferença no clima, essa diferença, é facilmente percebível, pelo fato, de nossa pele começa a arder cada vez que vamos ao centro, cresce um desejo, uma necessidade incontrolável de beber água constantemente, o nível de stress entre as pessoas triplica, além de que, seu rosto começa a ficar enrugado, de tanto fazer careta quando está andando na rua tentando diminuir a visão de um deserto escaldante. Não há ninguém que diga que já se adaptou, se houver, é porque essa pessoa:

. mora numa casa em que tenha ar-condicionado na sala, e em outros cômodos da casa

. só anda de carro, com o ar-condicionado ligado

. trabalha no Teresina Shopping, de 6h50am às 10:30pm

Mas não são todos, os que possuem esses privilégios. Para a maioria:

. ar-condicionado, só é ligado a noite, que é pra não gastar muita energia

. trabalha num ambiente, onde o único aparelho de ventilação ligado, é um ventilador de teto empoeirado, lento e que faz um barulho irritante, de que está preste a cair.

. ligar ar-condicionado do carro? Só se for, extremamente necessário, pois demora para esfriar, e além do que, gasta mais combustível

É até divertido assistir os noticiários e ler as manchetes dos jornais, onde previsões absurdas são feitas constantemente, em que a temperatura possa atingir graus alarmantes, como a 52°C. Não duvido muito que isso possa ocorrer daqui alguns anos, mas a temperatura subir +10°C em um ano, acho que nem Teresina consegue essa proeza, pelo menos espero:/. Além das matérias que são feitas, questionando o povo que passa na rua, sobre o clima da cidade. A cara de ódio mortal, das pessoas que são paradas pelo repórter que começa a fazer perguntas como “o que você está achando do clima de Teresina esse ano? piorou?” em plena escadaria da Igreja São Benedito ao meio-dia, é uma cena impagável, como assim doido?. Outro episódio ilário, é assistir a novela “Sete Pecados” pra ver a cara dos atores, subindo até o mais alto dos topos, só para receber aquele “bafão de calor” ( como minha mãe chama o vento daqui ), e chegando lá encima, com os olhos quase fechados, já que a luz intensa impede de abrir, eles dizem: eita lugar maravilhoso!!.

Eu não sou daqueles piauienses, que só sabe falar mal do estado, eu tenho simplesmente uma relação de “amor e ódio”, mas quando chega no “Br.o.bró” o lado negro da força me domina, e só consigo ter raiva de viver nesse calor insuportável.

13 de setembro de 2007

O que faz você feliz ?


De repente, a voz grave e poética do Arnaldo Antunes soa no seu ouvido :

- O que faz você feliz?

e você, numa fração de segundos, inconscientemente pensa : o que me faz feliz?




Acordar tarde
Acompanhar um seriado
Assistir o filme preferido da sua infância na “sessão da tarde”
Almoçar na casa da sua vó
Beijar sua mulher
Beijar sua namorada
Beijar uma periguete ("de catigoria", é claro)
Beber cachaça com uma turma antiga
Beber cachaça com sua galera de sempre
Beber cachaça na casa de um amigo, do amigo seu
Banhar de mar
Banhar de mangueira
Botar o sushi, todo de uma vez na boca
Botar a cara pra fora da janela do carro
Comprar uma camisa “de marca” e estorar o cartão da C&A
Correr na chuva
Comer sorvete, a tarde, no domingo
Comer pipoca com leite condensado
Comer morango com leite condensado
Contar uma piada
Cantar e dançar no chuveiro
Cantar no karaokê
Descer até chão, “perdendo a linha devagar”
Dançar um forró juntinho
Dar um trago no cigarro
Dar um abraço apertado na sua vó gordinha
Dar um beijo na sua mãe
Dar um presente para alguém que você goste
Dormir mais de 8horas num dia
Escultar uma boa música
Fazer uma música
Fazer nada
Fazer amor com sua mulher
Fuder com uma periguete
Fazer um gol
Fazer um ponto
..... uma sexta
Fazer artes com o nissin
Gritar com seu irmão
Gritar e chorar pela sua turma
Gaziar aula
Ir ao banheiro, depois daquela feijoada de domingo (feliz pelo fato, de soltar aquilo que ta querendo muito sair,sabe!?)
Ir ao cinema
“Jogar tudo pro alto”
Jogar baralho com seus amigos sexta-feira a noite
Ler seu livro preferido na rede da varanda
Leite puro + Nescau + água gelada = gororoba
Mergulhar na piscina
“Matar a saudade”
Não pensar nas conseqüência do amanhã, do que quer fazer agora
Ouvir Arnaldo Antunes
Parar, e simplesmente, pensar na vida uiii..
Queijo + Goiabada
Rolar no asfalto bêbado (é o que te deixa feliz no momento!, nem que no outro dia você acorde cheio de dores =D)
Relembrar o que te faz feliz (é mais nostálgio =/.. mas é feliz cara)
Receber um presente inesperado de alguém que goste (pode ser de qualquer pessoa, até uma tia distante né não!?, presentes sempre são bem-vindos ;D)
Rir de uma piada
Soltar uma gargalhada
Sexo com sua namorada
Si melar chupando manga
Sair todo cheio de hematomas do futebol de sabão
Tirar boas fotos
Tomar mingau
Ver um bom filme
Viajar... aaahh como me deixa feliz viajar.


ou você nem ouviu direito a pergunta, e não ta nem aí, afinal, é só uma propaganda de super-mercado.

9 de setembro de 2007

É O "E" "E", SEGUNDO "E", "E", SEGUNDO "E", É O "EEEEE.."


Setembro começou, e Outubro já está bem aí. Quando se trata de Olimpíadas Savinianas, esses dois meses sempre são muito corridos. Arrecadação do dinheiro pra tentar fazer uma camisa e abertura decente, o que quase nunca acontece, correria pra pedir os ofícios, procurando os mais variados tipos de patrocínios e os descontos mais inconvenientes pra os gerentes das gráficas, além de ter que ir as reuniões semanais do conselho olímpico para ouvir as decisões ridículas e incontestáveis tomadas por eles, e ainda ter que passá-las à sua turma, que geralmente fica revoltada, outras nem ligam, e há aquelas que digam que a culpa é dos seus representantes, isso tudo em meio de um stress constante de simulados, provas e às vésperas do vestibular.

Mas toda essa confusão tinha sua recompensa, a emoção de você escutar chamar sua turma e entrar naquela quadra em meio daqueles pais, freiras, professores, ex-alunos e uma gritaria estrondosa. Chegar a final do vôlei aos sons de tambores, choros e gritos, fazendo da gente naquele ginásio verdadeiros heptacampeão lutando por seu oitavo titulo, nos refrescando e se divertindo no auditório ao assistir as mais ilarias coriografias, os maiores barracos entre atletas e juizes, as festas e cachaças nas casas de quem você geralmente só viu uma vez, que foi na fila do lanche, as correrias da quadra pra ginásio, dos bebedouros para a lanchonete, as rivalidades entre certas turmas, e o tão esperado dia, o dia da entrega do troféu pra à “Campeã Geral”, que é dado à turma que ganhou o maior número de medalhas e fez uma melhor abertura. Porém, este ano e provavelmente os próximos, não serão mais assim.

Já faz alguns anos que as poderosas chefonas do colégio, tentam acabar com essa felicidade, tudo isso que eu escrevi com tanta amor e carinho, elas resumem a “bagunça”, o que não deixa de ser, mas o que elas querem mesmo é ser “estraga-prazeres”. Elas têm amenizado a situação, cortando os privilégios dados a nós de pouco em pouco, e também é assim, que a olimpíadas, tão esperada e desejada desde o começo do ano, vai perdendo sua essência. Esse ano, elas resolveram radicalizar:

.proibiram da 6ª série até a 2ªsérie do Ensino Médio de desenvolverem o tema sempre dado pelo conselho pra apresentar na abertura

.boa parte dos jogos não vão ser mais feitos no colégio, e sim na ufpi, em meio daquela manhã e tarde de domingo fervecente dos meses do “Br.o.bró”

.fiscalização das camisas, como se fossem pra checar as malas dos tripulantes de um possível ataque terrorista

.atestados médicos, seguro de vida e autorizações de pelo menos 5 membros da família.

A qualquer modo, elas querem transformar esse evento, que deixa lembranças, saudades, carinho, amigos, e ficam pra sempre em nossas memórias como dias inesquecíveis , em um simples programa que a instituição realiza, como tradição, organizado e bem feito ao ver dos outros. Mas o que me deixa eufórico, é que essas santíssimas freiras que julgam entender tão bem os jovens, depois de 20 anos, ainda não entenderam qual é a verdadeira “tradição” das Olimpíadas Savinianas.

1 de setembro de 2007

engenheiros e escritores




















- TAMBÉM JÁ RESOLVI!
- VOU SER ESCRITOR!, E DAQUELES QUE A MÃO CHEGA A TER CALOS E DOER DE TANTO ESCREVER!

....

- MAS POR QUE ESSA CANETA TÁ FALHANDO!?! ... AARRGG!!.. ACABOU A TINTA =/ ... OH SHIT!



descargas mensais

cantando no chuveiro